Header Ads

Criador da primeira imagem digital da história morre aos 91 anos nos EUA

 Criador da primeira imagem digital da história morre aos 91 anos nos EUA

O cientista da computação Russell Kirsch, criador da primeira imagem digital da história, morreu aos 91 anos na última terça-feira (11) em sua casa em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Ele é conhecido como o "inventor do pixel".  

 Em 1957, Kirsch criou uma pequena imagem digital em preto e branco de 2 por 2 polegadas de seu filho, Walden, quando criança. Essa foi uma das primeiras imagens digitalizadas em um computador. Nascia, naquele momento, os pixels, pontos digitais usados ​​para reproduzir fotos e vídeos em telefones e computadores.

 A imagem foi feita pela equipe de pesquisa de Kirsch, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA.

 Segundo um artigo da Science News de 2010, este trabalho lançou as bases para imagens de satélite, tomografias, realidade virtual e Facebook. A primeira imagem quadrada media apenas 176 pixels de lado - apenas 31.000 pixels no total. Hoje, a câmera digital do iPhone 11, por exemplo, pode capturar cerca de 12 milhões de pixels por imagem.

Nascido em Manhattan em 1929, Kirsch era filho de imigrantes judeus da Rússia e da Hungria. Ele foi educado na Bronx High School of Science, na New York University, em Harvard e no MIT e trabalhou por cinco décadas como cientista pesquisador no U.S. National Bureau of Standards.  

Russell Kirsch deixa sua esposa de 65 anos, Joan, e os filhos Walden, Peter, Lindsey e Kara.  

Nenhum comentário