Header Ads

Microsoft confirma volta parcial do botão iniciar no Windows 8.1; veja outras novidades

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (30) a série de mudanças que o Windows 8.1 deve trazer. Entre as novidades estão alterações como a possibilidade de usar fundo de tela animados na interface Modern, um sistema de buscas que se conecta à internet e a parcial volta do menu "Iniciar". Em 26 de junho, a empresa irá disponibilizar um versão prévia do novo sistema.

Apesar de trazer de volta o botão do menu "Iniciar", o recurso não tem a mesma função das versões anteriores do Windows. Ele é apenas um atalho para a interface de aplicativos Modern do sistema, que também pode ser acessada pressionando a tecla "Windows". A solução para quem quer ter o menu de volta ainda é usar programas como o Classic Shell ou o Start Menu 8.

Agora é possível utilizar o mesmo plano de fundo nas duas interfaces do sistema, a tradicional e a que traz os aplicativos Modern, diminuindo o choque entre a mudança de tela. Outro destaque é que o Modern passa aceitar wallpapers animados, que lembram os usados em smartphones e tablets com sistema Android.

A ferramenta de pesquisas do sistema foi simplificada e agora exibe os resultados sem a antiga divisão por aplicativos, arquivos e configurações. O atalho para fazer buscas será "Windows + S".

O recurso chamado pela Microsoft de "Search Hero" integra as pesquisas feitas no Windows com a internet para exibir resultados com informações mais completas sobre o assunto. Por exemplo, ao procurar algo sobre uma banda ou artista, serão exibidos dados de sites como a Wikipedia e outros links relacionados.

O Internet Explorer 11 também traz novidades. "O IE11 irá oferecer um desempenho melhor em telas sensíveis ao toque, um carregamento de páginas mais veloz e diversos outros recursos que pensamos para você aproveitar", afirma a empresa em seu blog oficial. O navegador também terá uma opção de sincronização com outros dispositivos com Windows 8.

No novo sistema, será possível realizar tarefas como visualizar a fabricante e o modelo do seu computador, mudar as opções do Windows Update e visualizar o status de armazenamento do seu SkyDrive diretamente do menu Configurações de PC, sem precisar acessar o Painel de Controle.

Recursos simples como uma calculadora, que ainda não existia na interface Modern do Windows 8, e a possibilidade de usar ícones, mas foi adicionada pela Microsoft na atualização. Aplicativos como o "Fotos" e o SkyDrive também foram repaginados e oferecem, respectivamente, ferramentas de edição de imagens e a opção de salvar arquivos diretamente no disco virtual.

"O Windows 8 tem sido um movimento corajoso e necessário para a indústria de PCs em direção à mobilidade, a primeira medida que está definindo o computador como o conhecemos", diz a companhia.

A empresa informa que muitas das alterações do sistema foram feitas para melhorar a experiência de uso em computadores que não possuem telas sensíveis ao toque.

"Os PCs de hoje estão evoluindo para o mundo da computação móvel, onde as pessoas podem interagir com seus dispositivos por meio do toque, e nós projetamos o Windows 8 para isso. Mas também reconhecemos que existem muitos computadores que não têm telas sensíveis ao toque em uso atualmente.

A Microsoft irá informar mais novidades sobre o Windows 8.1 em sua conferência anual de desenvolvedores Build, que ocorrerá 26 de junho, nos EUA.

 Microsoft confirma volta parcial do botão iniciar no Windows 8.1; veja outras novidades

Nenhum comentário