Header Ads

Infográfico do MIT exibe histórico de interações do seu e-mail

O laboratório de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) anunciou, na semana passada, um infográfico interativo que permite visualizar um histórico da sua conta de e-mail.

Chamada Immersion, a ferramenta analisa os metadados do seu Gmail e constrói uma rede formada pelas pessoas com as quais você interage, enfatizando os contatos para quem você mais envia mensagens e como eles estão interligados.

Com quase 20 anos, "a internet não é mais apenas uma tecnologia do presente, mas também um arquivo do nosso passado", afirma a equipe do projeto. "O e-mail é ainda mais antigo e contém uma descrição detalhada de nosso histórico pessoal e profissional."

No site da ferramenta, é possível fazer log-in com sua conta do Gmail. A Immersion usa os dados de remetente, destinatário e cópia --além da data de envio de seus e-mails-- e, segundo os criadores, não acessa o assunto ou o corpo de suas mensagens. Depois de utilizá-la, você tem a opção de salvar ou deletar as informações.

COMO FUNCIONA

Colaboradores --pessoas para as quais você mandou mais de três e-mails-- são representados por círculos: quanto maiores, mais mensagens foram trocadas. Linhas revelam conexões entre eles. Cores também ajudam a distinguir membros da família de colegas de trabalho, por exemplo.

À direita, a Immersion exibe o número de e-mails enviados e recebidos ao longo do tempo, lista os seus dez maiores colaboradores e mostra informações mais detalhadas sobre todas as pessoas de sua rede.

O infográfico muda conforme o período de tempo selecionado, refletindo assim a transformação de seus hábitos de e-mail ocasionada pela introdução de novas pessoas em sua vida.

 Infográfico do MIT exibe histórico de interações do seu e-mail

Nenhum comentário