Header Ads

Google Chrome 28 é lançado com central de notificações e novo 'motor'

O Google lançou uma nova atualização do Chrome. A versão 28 foi liberada nesta terça-feira (9) para Windows e Mac. Este é o primeiro lançamento do navegador que usa o Blink como componente, em detrimento do Webkit. Outra novidade, disponível somente na versão para Windows, é o centro de notificações, que já existia para o Chrome OS.

A atualização já estava disponível para Linux desde o dia 17 de junho. Os requerimentos mínimos para a instalação também foram atualizados no Ubuntu 12.04+, Debian 7+, OpenSuSE 12.2+ e Fedora 17+.

Já as notificações foram atualizadas para suportarem extensões e aplicativos do Chrome. A partir de agora, elas mostram texto e imagens e também permitem que os usuários interajam diretamente com elas. As notificações também passam a funcionar a partir de um processo separado, permitindo que o usuário as receba mesmo quando o navegador estiver fechado.

Segundo o Google, as notificações foram desenhadas para serem “bonitas, úteis e engajantes”. Elas podem ser configuradas para mostrar textos e imagens, além de incluir ações dentro do pop-up.

Os rumores do centro de notificação começaram a surgir em janeiro e a expectativa é que estejam disponíveis na versão para Mac em breve.

Os desenvolvedores também podem incluir notificações em seus aplicativos e extensões através de um aplicativo de testes e documentação liberados pelo Google. A companhia está atrás de feedback sobre o novo serviço e está oferecendo suporte a ele.

O Google explicou que além das notificações básicas, é possível usar outros formatos como preview de imagens ou lista de múltiplas notificações em uma. “Por exemplo, um aplicativo de e-mail pode mostrar muitas mensagens não lidas em uma única notificação. Você também pode configurar prioridades diferentes para determinar quanto tempo elas aparecem na tela”, explica o gigante das buscas.

A atualização também traz diversas correções de bugs e problemas de segurança, que podem ser conferidas no changelog. A nova versão do Chrome pode ser baixada usando o atualizador embutido do navegador ou através do site.

 Google Chrome 28 é lançado com central de notificações e novo 'motor'

Nenhum comentário