Header Ads

Facebook libera nova Busca Social para quem usa o site em inglês

O Facebook começou a liberar para um número maior de usuários, nesta segunda-feira (8), sua nova ferramenta de buscas, chamada "Graph Search".

O recurso, também conhecido como Busca Social, deve ser disponibilizado dentro dos próximos dias a todos os membros que usem o site em inglês (EUA).

Anunciada em janeiro deste ano, a Busca Social é mais sofisticada e permite procurar pessoas, fotos, lugares e interesses com base em frases e expressões predeterminadas.

Com ela, é possível fazer pesquisas como "music my friends of friends like" [músicas de que os amigos dos meus amigos gostam]. Nesse caso, por exemplo, o Facebook lhe fornece uma lista de bandas ou artistas curtidos por pessoas conectadas a seus amigos.

O Facebook também oferece filtros, para deixar as buscas ainda mais específicas.

No momento, a Busca Social ainda não resolve uma das possibilidades mais requisitadas pelos usuários da rede: a de pesquisar posts, comentários e ações. Mas a empresa afirma que ela será incluída no serviço futuramente.

PRIVACIDADE

Às vezes, a Busca Social pode exibir informações comprometedoras. A privacidade foi o ponto que mais trouxe preocupação quando a ferramenta foi anunciada no início do ano.

Na época, o tumblr "Actual Facebook Graph Searches" reuniu alguns exemplos que poderiam causar constrangimento, como "Esposas de pessoas casadas que curtem Ashley Madison [site de namoro para pessoas casadas]".

A Busca Social também pode revelar os usuários de um aplicativo. Ela pode dizer, por exemplo, quem utiliza o aplicativo "Bang With Friends", que estimula relações sexuais entre amigos.

O presidente-executivo do Facebook Mark Zuckerberg destacou, no entanto, que o recurso só reúne o conteúdo que é compartilhado com você. Isso significa que não é possível encontrar fotos ou páginas curtidas de usuários que mantêm essas informações privadas.

 Facebook libera nova Busca Social para quem usa o site em inglês

Nenhum comentário