Header Ads

WordPress completa 10 anos; veja o que mudou no famoso editor de blogs

O WordPress completa, esta semana (27), dez anos online. Sua primeira versão foi ao ar em maio de 2000, quando o site ainda era uma pequena plataforma de blogs. Uma década depois, o site já reúne cerca de 70 milhões de usuários - quase 17% de toda a web - alcançando o posto de maior CMS do mundo.

O WordPress foi criado por Matt Mullenweg e Mike Little e é um serviço de open source em que qualquer um pode realizar modificações no código para melhorar o blog e realizar ajustes que atendam à sua necessidade. A plataforma conta hoje com mais de 66 milhões de sites, escritos em mais de 120 idiomas.

Atualmente em sua versão 3.6, o editor de blogs já passou por muitas melhorias e trouxe novas funcionalidades para seus usuários. As mudanças foram fundamentais para o crescimento e sucesso da plataforma de edição de conteúdo.

Durante os quatro primeiros anos, o WordPress ganhou importantes recursos como possibilidade de inclusão de plugins, aprimoramentos no backend. Além disso, foram feitos ajustes no tema padrão do editor oferecendo uma melhor experiência para seus usários.

Em 2005, o editor deu um grande passo. Sua versão 2.0 foi lançada completamente redesenhada visualmente e trazendo novidades como edição WYSIWYG e uploads inline. Alguns anos depois, novas funções foram aparecendo no WordPress como posts e rascunhos salvos automaticamente, configurar qualquer página como página principal e suporte para tags.

Já em 2008, foi a vez das grandes modificações visuais foram realizadas. Os usuários começaram a contar com uma interface mais intuitiva e objetiva. A versão não fez sucesso entre os usuários e, pouco depois de completar um ano, foi alterada.

Nos últimos quatro anos, outras ferramentas foram acrescentadas juntos como pequenos ajustes na interface. A empresa trabalha agora no desenvolvimento de um novo plugin, que deve trazer mudanças no design, com cores mais escuras e links ainda mais definidos. Confira o vídeo e acompanhe as mudanças do WordPress nos últimos dez anos.

 WordPress completa 10 anos; veja o que mudou no famoso editor de blogs

Nenhum comentário