Header Ads

Veja as novidades do Google para Android, Maps e Google Play

O Google aproveitou o seu evento para desenvolvedores, que começa nesta quarta-feira (15), em São Francisco, para anunciar novidades da plataforma Android. A empresa mostrou o serviço de jogos Play Games, que vazou durante esta semana, nova interface para Google Maps e Google+, entre outras novidades.

O evento começou com o vice-presidente, Vic Gundotra subindo ao palco para dar boas-vindas aos presentes e começar o evento. Gundotra chamou ao palco Sundai Pichai, responsável por Chrome e Android, que iniciou a apresentação das novidades sobre o sistema móvel mais usado no mundo.

Pichai começou mostrando como o uso da computação pessoal mudou nos últimos anos. As pessoas deixaram de usar o PC em uma mesa para ganhar mobilidade com tablets e smartphones. Logo depois, o executivo ressaltou que Android e Chrome são respectivamente o sistema móvel e o navegador mais usados atualmente.

Em seguida, após mostrar alguns números de penetração no mercado, Pichai chamou para o palco o gerente de produto do Android, o brasileiro Hugo Barra, para iniciar a apresentação das novidades do sistema.

Google Maps

A versão móvel do Google Maps receberá uma nova interface, com zoom mais suave e prédios em 3D, além de novas formas de interação com o resultado apresentado no mapa. Nos Estados Unidos o resultado está integrado com outras redes como o Zagat por exemplo, para oferecer ao usuário mais informações sobre um restaurante buscado, por exemplo, como avaliação dos usuários, tipos de pratos, entre outras informações.

Outra novidade é que os restaurantes poderão enviar o cardápio e as promoções do dia para o Google. O usuário poderá consultar essas informações antes de ir para o restaurante. O primeiro estabelecimento a testar este recurso lá nos Estados Unidos é o Starbucks.

O sistema de trânsito ponto a ponto também foi aprimorada para mostrar mais detalhes sobre o caminho que o usuário poderá percorrer, avisos sobre incidentes, direções alternativas, entre outros detalhes. Além disso, um novo botão "Explore" foi adicionado para que os usuários descubram o que fazer no lugar onde estiver.

Agora, o Gogole Earth funciona de forma totalmente integrada ao Google Maps, sem precisar de instalação de qualquer aplicativo, utilizando a ferramenta WebGL direto no navegador.

O novo Google Maps poderá fazer um tour de locais internos usando as fotos dos próprios usuários. Ao buscar este local, o usuário poderá olhar dentro do estabelecimento, de forma orgânica e imersiva, apenas trocando de uma foto para outra entre as associadas ao local buscado.

Ao tirar o zoom totalmente, o usuário poderá ver a Terra, sua posição no espaço, a influência do sol na superfície do planeta, e ainda, nuvens geradas em tempo real utilizando o serviços de meteorologia.

Google Chrome

Para demonstrar o poder do Chrome na hora de rodar jogos e a integração do navegador entre diversos dispositivos, usaram um jogo chamado "Racer" na apresentação, onde todas as telas alinhadas formaram uma única pista de autorama. Os carrinhos corriam nesta pista e passavam de uma tela para outra. Na demonstração foram usados um iPhone, um Nexus 4, um iPad mini, um Nexus 10 e um Galaxy Nexus.

Na sequência, Barra tentou demonstrar o serviço de jogos da Google Play e chamou três funcionários ao palco para demonstrar o multiplayer, uma das novidades mais exaltadas do serviço. Porém, durante a apresentação, o sistema falhou e as pessoas não conseguiram se conectar para jogar.

O serviço de games também contará com sistema de troféus e ranking, e o usuário poderá achar amigos que usam a rede social Google+ para jogarem juntos e compararem seus resultados.

Google Play para tablets

A loja de aplicativos do Google ganhou filtros específicos para quem acessá-la de um tablet, deste modo, ela não mostrará os apps que funcionam apenas em smartphones, por exemplo. Além disso, a guia de "Recomendações" foi aprimorada, para mostrar conteúdo mais contextualizado com um usuário específico.

Google Play Music

Antes em versão beta, finalmente o produto Google Play Music estará disponível para todos os usuários com novos recursos, mas ainda não foi divulgada uma previsão de chegada do serviço no Brasil.

O serviço foi aprimorado e ganhou novas funções, como streaming de música, melhor recomendação de artistas para o gosto do usuário, criação personalizada de listas, entre outros serviços para consumo online de música. O Google Play Music All Access custará US$ 9,99 por mês nos Estados Unidos, cerca de R$ 20,00.

Galaxy S4 com Android puro

Hugo Barra voltou ao palco para anunciar que a Google Play Store norte-americana terá uma versão do Galaxy S4 com Android puro, sem as alterações da Samsung. O preço será o mesmo já praticado com o aparelho, e estará disponível em junho apenas nos Estados Unidos.

Chrome OS e Chromebooks

Sundar Pichai voltou para falar da adoção pelo mercado de Chromebooks e demonstrou como jogos de alta definição podem ser executados em navegadores, como o Chrome, utilizando a plataforma WebGL. A demonstração apresentou toque na tela e outros recursos de interação com o jogo Hobbit, baseado no filme.

Novo formato de imagens

Na sequência da apresentação, o Google anunciou um novo formato de imagens chamado WebP, que tem o objetivo de substituir o JPEG, o formato mais utilizado na internet. Este novo formato proposto pelo Google é 31% menor, mas sem perder a qualidade da imagem. Além disso, ele reconhece uma GIF animada e pode ser incorporada no mesmo formato.

Novo padrão para compressão de vídeos

Um dos formatos mais usados na internet atualmente é o padrão H.264. O Google também trouxe uma nova proposta para substituir este formato: o VP9. Este novo padrão pode ter o tamanho 63% menor, sem perder a qualidade da imagem do H.264. O YouTube já terá suporte ao VP9 ainda este ano.

Distribuição de aplicativos educacionais

O Google anunciou um novo serviço para as escolas. Os responsáveis poderão adquirir um aplicativo na Google Play em massa e distribuir para quantos tablets quiserem.

Google+

A rede social Google+ ganhou uma nova interface. Agora, todas as atualizações dos seus círculos aparecem em três colunas organizadas em formatos de "cards". Uma foto, por exemplo, pode ocupar duas colunas e ganhar maior importância no fluxo de leitura do usuário.

Além de uma nova interface, o Google+ ganhou novidades no Hangouts. O serviço cresceu e ganhou "vida própria". Descolado do Google+, a ideia é que o aplicativo Hangouts seja uma central unificada de comunicação, via chat ou videoconferência com vários usuários. Algo que funcione como um Whatsapp e Skype na mesma ferramenta.

Para armazenar fotos, o Google+ dedicará 15 GB de espaço de seus servidores para imagens em alta resolução, e espaço infinito para fotos menores. Além disso, a rede social dará suporte para fotos de até 8 megapixels, maior do que outras redes como Facebook, Twitter e Instagram, exemplos dados durante a apresentação.

Recursos de fotos no Google+

A rede social Google+ ganhou vários recursos para melhorar as fotos do usuário assim que é feito o upload para o serviço. Entre os recursos estão a redução da granulação, e filtros para limpar e melhorar a foto.

Entre os novos recursos, estão a seleção automática das melhores fotos para a criação de um álbum. O usuário pode subir todas as fotos de uma viagem, e as melhores fotos são escolhidas baseadas em alguns quesitos como melhor foco, se tem pessoas sorrindo, paisagem, elimina as imagens repetidas, e pronto. Está criado o álbum com interferência mínima do usuário.

Aprimoramentos na busca do Google

O Google Now receberá novos "cartões" ainda nesta quarta-feira (15). Entre eles estão novos lembretes geolocalizados, o novo cartão de trânsito para transportes públicos, integração com o Google Play Music, videogames, livros e outros.

O Google personalizou ainda mais os meios para usar a voz ao fazer uma busca. Existem novas formas de perguntar ao Google como "qual é o meu voo", "mostre-me as fotos da minha viagem a Nova York ano passado", entre outras sentenças. Durante a apresentação até mesmo a pergunta sobre "qual altura é necessária para andar em uma determinada montanha russa" foi respondida.

Tudo isso funcionará em português também, e chegará em breve para o Chrome, para funcionar exatamente como na versão para Android.

Hugo Barra mostrou algumas novas API's que estarão disponíveis para os desenvolvedores. A primeira delas é a API V2, aprimorada para Google Maps. Uma nova API de localização, que utiliza menos de 1% da bateria por hora, também estará disponível para em breve.

Outra novidade é o "Reconhecimento de Atividades", uma API que pode reconhecer via acelerômetro se o usuário está pedalando, caminhando ou está usando um transporte motorizado.

O Android Studio é uma ferramenta apresentada durante o evento, que promete facilitar o trabalho de desenvolvedores na hora de construir seus próprios aplicativos para plataforma Android. A ferramenta apresentada funciona em diversos idiomas, e renderiza em tempo real como o projeto está ficando e como se comportará em diversos tipos e tamanhos de telas. O executivo do Google exaltou que isto pode representar um enorme ganho de tempo para o desenvolvedor.

Ellie Powers, gerente do Google Play, mostrou basicamente uma série de recursos voltados aos desenvolvedores para eles saberem de onde os usuários vieram e se fizeram o download, recurso para traduzir a descrição do app para outros idiomas, e ainda, algumas dicas para aumentar o número de downloads, além de outras métricas que podem ser úteis para quem cria aplicativos para a Google Play Store.

Além disso, Powers anunciou um recurso novo disponível para que usuários selecionados testem a versão beta de um app ou jogo, antes que ele seja disponibilizado para o grande público.

Encerramento

No final, um dos fundadores do Google, Larry Page, subiu ao palco para fechar a apresentação inicial do Google I/O. Ele falou como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e como ela deve ser invisível, fazendo suas ações sem chamar muito atenção.

 Veja as novidades do Google para Android, Maps e Google Play

Nenhum comentário