Header Ads

Jovem 'canta' músicas instrumentais dos games e faz sucesso na web

Assim como músicas de bandas de rock ou de cantores pop, as músicas de jogos de videogame fazem muito sucesso, marcando gerações ao embalar horas e horas de partidas. Muitas dessas canções se tornam clássicos e são lembradas por fãs, que fazem homenagens tocando músicas de jogos como "Super Mario Bros.", "The Legend of Zelda", "Megaman", "Sonic the Hedgehog" e muitos outros em vídeos na internet.

O que poucos fãs destas músicas dos games fazem é fazer o som dos instrumentos à capela, reproduzindo com a boca cada som destes instrumentos separadamente e depois os unindo para formar a canção do game em um vídeo do YouTube.

Foi assim que Smooth McGroove, nome artístico de Max Gleason, de 28 anos, de Oklahoma, nos Estados Unidos, começou a fazer sucesso no YouTube. "Comecei gravando músicas há oito anos, mas comecei a gravar os instrumentos à capela, usando a voz, mais recentemente. Meu primeiro vídeo neste estilo que fez sucesso foi 'Zelda's Lullaby' (clique aqui para assistir ao vídeo)", disse o professor de bateria e de guitarra ao G1. "Comecei a fazer estes vídeos porque adoro cantar e achei que fazer músicas de games à capela seria um grande projeto". Segundo o músico, ele faz todo o trabalho sozinho.

Em seus vídeos, ele seleciona as músicas que mais gosta dos videogames, identifica cada instrumento e faz os sons com a boca. Cada parte é gravada separadamente e depois todas são unidas para criar a canção final. "Antes de fazer o vídeo, eu faço uma gravação simples, como teste, de todos estes instrumentos para ver como o resultado final pode ficar. Em seguida, começo a refinar a gravação de cada parte individualmente até que a música apareça", explica.

McGroove afirma que seus vídeos levam entre dois dias e uma semana para ficarem prontos. "Tenho algumas canções que planejo fazer que imagino que levará semanas de trabalho para concluir", disse.

A canção mais difícil de gravar, segundo ele, foi a "Guile's Theme", de "Street Fighter II" (clique aqui para assistir). "Tive que cantar muito alto e, por conta disso, levei muito tempo para acertar o tom. Minha garganta ficou doendo".

Ele conta que entre as músicas que gravou e que se tornaram suas favoritas são "Bloody Tears" (de "Castlevania", ) assista aqui), "Aeris Theme" (de "Final Fantasy VII", assista aqui) e "To Zanarkand" (de "Final Fantasy X", assista aqui).

A parte mais difícil deste trabalho, segundo ele, é sincronizar cada instrumento que ele "cantou". "Utilizo um metrônomo que ajuda muito nesta tarefa, mas ainda exige muita concentração para criar a música perfeita", disse. "O instrumento mais difícil de reproduzir à capela é o baixo. Para mim, é muito difícil de alcançar o tom grave".

Smooth McGroove conta que fica feliz com o sucesso que conseguiu na internet e prometeu gravar novos vídeos de músicas de games. "Fico feliz com as pessoas gostando dos meus vídeos", afirmou. Ao ser perguntado qual seria a próxima canção de game a ser gravada, ele respondeu: "Minha próxima música? É segredo. Ainda não decidi qual será, mas já tenho algumas bem boas na minha cabeça".

Jovem 'canta' músicas instrumentais dos games e faz sucesso na web

Nenhum comentário