Header Ads

Google Maps mostrará lugares bem avaliados e rotas rápidas a cada hora

Um mapa para cada usuário. Essa é a pretensão do Google com o novo Google Maps, que terá filtros para exibirem mapas apenas com lugares que foram avaliados por pessoas conhecidas.

Apresentada nesta quarta-feira (14), na conferência para desenvolvedores da empresa, realizada em San Francisco, nos EUA, a nova ferramenta também vai melhorar a maneira como as rotas e itinerários são traçados, mudando os trajetos conforme a hora do dia e de acordo com o trânsito.

O diretor do Google Maps, Bernhard Seefeld, e o designer responsável pela ferramenta, Jonah Jones, mostraram as novidades ao G1. (Veja aqui o vídeo do novo Google Maps)

Chamado internamente de “tactile” e “Novo Google Maps”, a nova versão da ferramenta inclui nos mapas informações de diversos outros serviços da empresa, como a rede social Google+, os guias de lugares Zagat e Frommer’s, o Earth e até o Google Flight.

Essa conciliação faz parte da iniciativa do Google de integrar os seus diversos serviços, estratégia que começou a ser colocada em prática quando a empresa unificou os termos de uso em 2012. Nesta segunda (13), um sinal do plano foi dado quando a companhia unificou a capacidade de armazenamento do Gmail, Drive e do Google+ Photos.

Para ter acesso à maioria das novas funções é preciso estar conectado com uma conta do Google. É possível solicitar um convite para testar a nova versão do Maps (acesse aqui).

Amigos no mapa

O novo Maps possui uma aparência menos carregada de elementos, que somente são exibidos à medida que as buscas por estabelecimentos comerciais ou rotas são feitas.

Quando algum serviço é buscado, um cinema, por exemplo, o mapa mostra todos os locais próximos. Uma caixa abaixo do campo da busca oferece opções de filtro, como selecionar apenas locais que já tenham sido avaliados (no Zagat ou Frommer’s, por exemplo) ou aqueles que receberam resenhas de amigos (contatos do Google+).

Quando um local específico é selecionado, o Kinoplex do Shopping Paulista, por exemplo, uma espécie de ficha sobre o local é aberta. Nela, são exibidas informações como horário de funcionamento, telefone de contato, fotos da fachada e do interior do local, opções de itinerário e, nesse caso particular, os filmes exibidos e resenhas já publicadas a respeito.

As imagens são um capítulo à parte. Elas podem vir de serviços do Google, como os guias, o Street View ou o Earth. Mas também podem ter sido postadas por usuários do Google+, na sessão de Photos. Nessa situação, um link para a página na rede social do fotógrafo é exibido.

Trânsito

A sugestão de rotas também é uma das novidades do mapa. Quando o usuário clica em um local específico, a ferramenta ressalta automaticamente todas as vias que podem levar ao local. As outras ficam em segundo plano.

É possível salvar lugares específicos, como Casa e Trabalho, para criar uma sugestão rápida de rotas. Assim, quando o cursor for colocado sobre um local, além informações como as estrelas recebidas em resenhas e de quais amigos o avaliaram, também será exibida a qual distância está de Casa ou do Trabalho.

Além de manter opções de locomoção como deslocamentos a pé, carro, transporte público (ônibus e trem), também será possível selecionar rotas feitas por bicicleta ou por avião, para longas distâncias. Em São Paulo, a opção “bicicleta” ainda está inativa porque as ciclovias da cidade ainda não foram totalmente mapeadas, informa o Google.

Também sem previsão de começar a funcionar no Brasil, a opção “avião” integra outro serviço do Google, o Flight, de venda de passagens aérea.

As rotas passarão a ser alteradas de acordo com a hora do dia e com o trânsito. Para comparar qual meio de transporte é mais vantajoso em cada momento, será possível abrir uma aba para comparar o tempo levado de um lugar a outro com as diversas opções.

As informações de trânsito são fornecidas de fontes internas, como a do monitoramento da SP Trans, em São Paulo.

 Google Maps mostrará lugares bem avaliados e rotas rápidas a cada hora

Nenhum comentário