Header Ads

Confira aplicativos que medem a velocidade da web em smartphones

Durante o mês de abril as operadoras começaram a implantação do serviço 4G nas cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações. Além desse serviço, outras iniciativas por parte das operadoras têm sido lançadas visando melhorar o serviço de internet móvel no Brasil.

No entanto, são muitas as reclamações dos assinantes do serviço. A instabilidade do sinal e a navegação em uma velocidade inferior à contratada são as principais queixas de quem tenta acessar a internet em dispositivos móveis ou computadores portáteis.

Mas, afinal, como medir a velocidade da conexão? Existem excelentes aplicativos para isso. Confira abaixo os principais programas gratuitos que medem a velocidade da internet em dispositivos móveis.

SIMET

Desenvolvido pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), com (Sistema de Medição de Tráfego Internet), é possível verificar qual a velocidade da sua internet, saber a latência da rede e medir a qualidade da web de uma determinada localização. A partir dos resultados obtidos nas medições, é possível gerar um mapa que apresenta como está a qualidade da internet brasileira.

Sistemas operacionais: Android e iOS. De acordo com o site do desenvolvedor, o aplicativo só está disponível para dispositivos que tiverem a versão 5 do iOS. Em breve, o programa receberá uma atualização para as versões seguintes do sistema operacional.

Speed Test

É um dos aplicativos de medição mais populares entre os internautas. Além de contar com um visual atraente, os resultados das medições são bem detalhados. Além dos indicadores básicos como velocidade de download, velocidade de upload, latência, é possível visualizar o histórico das aferições e com essas informações avaliam a real qualidade do plano de internet contratado.

Sistema operacional: Android

Brasil Banda Larga EAQ

É o aplicativo desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Possui as principais funcionalidades necessárias para uma avaliação básica de qualidade recebida no serviço. Entre os indicadores exibidos, são destaque a velocidade de download, upload, latência e percentual de perda de pacotes.

Sistema operacional: Android

Speedtest X

Também é uma excelente alternativa para a avaliação da velocidade da conexão. Ele suporta as redes 2G, 3G, 4G e Wi-Fi. Embora seja possível definir qual será o servidor que deverá ser usado durante os testes, o aplicativo se encarrega de selecionar o que estiver mais próximo. Se o leitor quiser, após o término da verificação é possível compartilhá-lo por e-mail, Twitter e Facebook.

Sistemas operacionais: Android e iOS

Net Speed Lite

É um aplicativo extremamente simples, mas nem por isso deixa de ser uma ótima alternativa para quem procura avaliar a velocidade da internet em dispositivos móveis. Com ele, é possível verificar os indicadores de velocidade para download, upload, ping e registrar históricos das medições.

Sistema operacional: iOS

Confira aplicativos que medem a velocidade da web em smartphones

Nenhum comentário