Header Ads

Primeira ligação telefônica feita pelo celular completa 40 anos

A primeira ligação telefônica feita por meio de um celular completa 40 anos nesta quarta-feira (3). Foi em 3 de abril de 1973 que o funcionário da Motorola Martin Cooper saiu nas ruas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para testar o celular, chamado de DynaTAC e que pesava 1,1 quilo.

Primeira ligação telefônica feita pelo celular completa 40 anos

Na primeira ligação telefônica feita a partir de um celular, Cooper ligou para a Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época, e disse: "Estou ligando para você para saber se minha voz está clara aí do outro lado da linha". O protótipo usado nesta primeira ligação serviu como base para, dez anos depois e mais de US$ 100 milhões em investimento, a Motorola lançar o DynaTAC 8000X, considerado o primeiro celular a ser comercializado. Ao chegar nas lojas dos Estados Unidos em 1983, o celular continuava pesado, com pouco mais de um quilo, e era vendido por US$ 4 mil, fazendo com que o aparelho não fosse popular. Atualmente, os celulares e smartphones pesam poucas gramas e têm preços mais atraentes para o consumidor.

Filmes que retratam a década de 1980 como "O Psicopata Americano", de 2000, mostram o DynaTAC 8000X sendo usado pelos personagens. Cooper afirmou que imaginava um dia em que todos usariam telefones celulares, mas que por conta do seu preço de estreia, pensou que o aparelho não faria sucesso. O design do aparelho foi escolhido em concurso interno na Motorola que teve a participação de cinco designers. O formato escolhido, segundo Cooper, foi o mais simples e ficou em uso por quase 15 anos.

Primeira ligação telefônica feita pelo celular completa 40 anos

DynaTAC 8000X, o primeiro celular, que completa 40 anos neste 3 de abril (Foto: Divulgação/Motorola)

Nenhum comentário