Header Ads

Leonhard Euler é homenageado pelo Doodle do Google

Leonhard Euler, físico e matemático suíço, é homenageado pelo Google nesta segunda-feira (15), quando completaria 306 anos. Euler ficou conhecido pelas valiosas contribuições para a matemática moderna, principalmente em campos como notação e terminologia. O Doodle faz referência às suas descobertas nos campos dos cálculos e grafos.

Nascido na cidade de russa de Basileia no dia 15 de abril de 1707 e batizado como Leonhard Paul Euler, Leonhard Euler mudou-se pouco após o seu nascimento para a cidade de Riehen com sua família, onde passou parte de sua infância. Por determinação de Paul Euler, seu pai, que ignorava o talento matemático do filho, Leonhard foi obrigado a estudar Teologia e seguir a carreira religiosa.

Mandado para a sua cidade natal para viver com a sua avó materna, Leonhard Euler matriculou-se aos 14 anos na Universidade de Basileia e, dois anos depois, recebeu o grau de Mestre em Filosofia ao apresentar uma dissertação na qual comparava os físicos e matemáticos René Descartes e Isaac Newton. Nesta época, Euler recebia aulas do matemático suíço Johann Bernoulli, que notou seu talento para a matemática.

Estudante de hebreu, teologia e grego, por imposição do pai, para se tornar pastor, Leonhard Euler teve a ajuda de Johann Bernoulli que, após notar o talento do jovem Euler, interveio e convenceu seu pai de que o destino do filho era ser um grande matemático.

Aos 19 anos, em 1726, Leonhard Euler concluiu a sua dissertação na propagação do som. No ano seguinte, começou a competir na premiada Academia de Paris, cujo problema do ano era encontrar a melhor maneira de se colocar os mastros em um navio. No primeiro ano, perdeu para Pierre Bouguer, que viria a ser conhecido como “o pai da arquitetura naval”. No entanto, Euler viria a conquistar o prêmio anual da Academia por doze vezes.

Em 1735, aos 28 anos de idade, Leonhard Euler resolveu um grande problema (chamado de “problema de Basileia”) pelo qual ficou mundialmente famoso. Consistindo em somar a série infinita dos inversos dos quadrados, o problema atormentou Johann Bernoulli por décadas, período no qual, inclusive, desafiou matemáticos de todo o mundo.

O novo método analítico desenvolvido por Euler não somente resolveu o problema de Bernoulli, como passou a permitir também a soma de todas as séries infinitas do mesmo tipo em que o expoente é um número par. Em seis anos, Euler produziu trabalhos fundamentais em mecânica, cálculo de variações, teoria dos números, séries, entre outros, o que ajudou a transformar a Matemática e a Física.

Leonhard Euler é homenageado pelo Doodle do Google

Nenhum comentário