Header Ads

Fóruns da web tentam encontrar suspeitos de ataque em Boston

Usuários dos fóruns da internet "4Chan" e "Reddit" se uniram para tentar encontrar pistas sobre os suspeitos de terem explodido duas bombas que mataram 3 pessoas e feriram 176 na reta de chegada da maratona de Boston, nos Estados Unidos, na segunda-feira (15). O objetivo dos usuários destes sites é reunir fotos de pessoas que estiveram próximas dos locais das explosões com a finalidade de tentar encontrar suspeitos e ajudar o FBI em uma espécie de "investigação coletiva".

No "Reddit", de acordo com reportagem do site "BuzzFeed", o usuário Oops777, que não usar seu nome real, criou o tópico "Find the Boston Bombers" (encontre quem explodiu as bombas em Boston, em tradução) para tentar encontrar os suspeitos. A já página recebeu imagens de centenas de usuários que estavam no local da maratona, e outros que tentam encontrar pistas em vídeos publicados pelas emissoras de TV, e encontraram pessoas carregando mochilas, onde as bombas poderiam ter sido armazenadas antes da explosão.

Com as informações publicadas pela imprensa e pelo FBI, os usuários encontraram indivíduos com as características dos suspeitos que provocaram as explosões. "Tudo o que está sendo encontrado e que pode ajudar é enviado ao FBI", disse o usuário ao "BuzzFeed".

As imagens são comparadas com vídeos publicados pela imprensa. Em uma montagem feita por usuários, a mochila dos suspeitos é comparada com a suposta mochila onde estaria uma das bombas. Até mesmo o comportamento dos indivíduos é analisada e muitas teorias sobre o assunto foram criadas.

Nas imagens, muitas especulações são feitas como, por exemplo, "qual o motivo de esta pessoa segurar a mochila desta maneira" ou se as pessoas acreditam que a bomba "poderia estar em um carrinho de bebê".

O "BuzzFeed" afirma que investigadores do FBI já analisaram algumas das imagens destes fóruns. O usuário Oops777 diz que a proposta é ajudar na busca pelos suspeitos das explosões e não fazer com que as pessoas saiam procurando por culpados..

Tanto no "Reddit" quanto no "4chan", imagens dos suspeitos estão sendo divulgadas e se espalham rapidamente. Embora não tenha nomes nestas imagens, os rostos dos possíveis suspeitos não são encobertos, o que pode provocar falsas acusações, diz Oops777. Nestes sites, quando um nome ou o rosto de uma pessoa é atribuído a um crime na qual é suspeito, a publicação é retirada, mas isso cabe ao interesse dos moderadores ou administradores. Com o alto fluxo de publicações, a tarefa é quase impossível, afirma Oops777 ao "BuzzFeed".

Fóruns da web tentam encontrar suspeitos de ataque em Boston

Nenhum comentário