Header Ads

Facebook anuncia nova tela inicial para o sistema operacional Android

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (4) uma nova plataforma para os celulares equipados com o sistema operacional Android, do Google. Chamada "Home", a nova interface foi apresentada por Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em um evento na sede da empresa na Califórnia. A fabricante taiwanesa HTC também anunciou o primeiro smartphone a contar com o "Home" instalado e otimizado. Durante toda a apresentação, o Facebook não mencionou uma versão da plataforma para o iOS, do iPhone.

“A tela inicial é a alma do celular”, disse Zuckerberg. “Com o ‘Home’, você vê o mundo por meio das pessoas e não por meio dos aplicativos”, acrescentou o executivo. Segundo Zuckerberg, os celulares hoje estão voltados aos aplicativos e não às pessoas. "Já que o Home aparece nas telas inicial e de bloqueio, você não precisar fazer nenhum gesto para ver esse conteúdo. Nós queríamos que parecesse um sistema operacional e não apenas um aplicativo".

A partir de 12 de abril, o "Home" estará disponível para download gratuito na loja Google Play nos Estados Unidos. Nas próximas semanas, o "Home" chegará a outros mercados. Será possível escolher entre usar o "Home" uma única vez, para testar, ou instalá-lo diretamente. O "Home" ainda não será lançado para tablets – deve chegar nos próximos meses. O "Home" vai funcionar nos seguintes dispositivos: HTC One X, HTC One X+, Galaxy S3 e Galaxy Note2. Em breve, também funcionará nos aparelhos HTC One e Galaxy S4.

No início da apresentação, Zuckerberg deixou claro que o Facebook não desenvolveu um smartphone. "Vamos mostrar como você pode transformar seu celular Android em um dispositivo mais social", disse. “Não queremos criar um celular. Mesmo que ele fosse ótimo, seria usado apenas por 1% ou 2% dos nossos usuários”, acrescentou.

Porém, Peter Chou, presidente-executivo da HTC, apareceu no evento para apresentar o primeiro smartphone a contar com o "Facebook Home" pré-carregado e otimizado. O aparelho, chamado HTC First, será vendido pela operadora AT&T nos Estados Unidos por US$ 100 a partir de 12 de abril. A pré-venda começa nesta quinta-feira (4). “É uma ótima oportunidade para deixar o celular e o social ainda mais próximos”, disse Chou sobre o smartphone, que virá em quatro cores. Não há previsão de chegada do aparelho ao Brasil.

Facebook anuncia nova tela inicial para o sistema operacional Android

Nenhum comentário