Header Ads

Ella Fitzgerald é homenageada em Doodle do Google

O Doodle desta quinta-feira (25) faz homenagem à cantora de jazz norte-americana Ella Jane Fitzgerald, que completaria 96 anos hoje. Ella também ficou conhecida como a "Primeira Dama da Canção", como é retratada na imagem do Google.

Em 59 anos de carreira, Ella Jane venceu por 14 vezes o Grammy e recebeu duas importantes premiações do governo dos Estados Unidos: a Medalha Nacional das Artes, do presidente Ronald Reagan, e a Medalha Presidencial da Liberdade, de George H. W. Bush.

Ella Jane Fitzgerald nasceu em Newport News, em 25 de abril de 1917. Ainda durante a infância, a cantora se mudou para Nova York com a família e sonhava em ser cantora. No entanto, a influência musical do jazz já era muito forte. Cantores como Louis Armstrong, Bing Crosby e The Boswell Sisters já faziam parte de seu repertório.

Sua estreia como cantora aconteceu aos 17 anos. Em uma competição no Teatro Apollo, Ella Jane decide participar na categoria de cantores, e não de dançarinas, como planejara. Na "Amateur Nights", como o evento era conhecido, Fitzgerakd se apresentou acompanhada de uma banda e interpretou "Judy" e "The Object of My Affection", das Boswell Sisters.

Ao conquistar o prêmio principal e, consequemente, o público, Ella Jane decide se lançar na carreira solo. Com a participação de grandes artistas como Ink Spots, Louis Jordan e os Delta Rhythm Boys, várias canções da artista estouraram e viraram grandes sucessos do jazz.

Em 1950, Ella Jane Fitzgerald se torna a primeira cantora negra a se apresentar no Mocambo. Por muitos anos, Fitzgeral se mantém seus singles na lista de sucessos dos Estados Unidos, com a versão cover de "Get Ready", já gravada por The Temptations e Rare Earth.

Ella Jane Fitzgerald gravou mais de 200 álbuns, entre jazz, ópera e bossa nova. Ao todo, foram vendidos mais de 40 milhões de discos.

Treze anos depois, Ella Jane perdeu o contrato com a gravadora. Como alternativa, a cantora passa a gravar em outras três empresas, mas o repertório acabou se afastando do jazz.

Surpreendendo ao público e à crítica, Ella volta a fazer sucesso em 1972, com o álbum Jazz at Santa Monica Civic '72. A carreira, entretanto, entrou em declíniou pouco tempo depois, por conta de problemas de saúde. Em 1991, Ella fez sua última gravação e, dois anos depois, a última apresentação. Ella Jane Fitzgerald morreu em Beverly Hills, no dia 15 de junho de 1996.

Ella Fitzgerald é homenageada em Doodle do Google

Nenhum comentário