Header Ads

AMD lançará driver para corrigir problema de latência de frames em jogos

A próxima versão do Catalyst, driver desenvolvido pela AMD para suas placas de vídeo, promete resolver um problema que vinha atormentando a vida de usuários mais exigentes da linha Radeon. Por limitações do software, mesmo os hardwares mais poderosos da companhia apresentavam resultados inferiores a modelos mais simples da concorrente Nvidia na hora de desenhar rapidamente os frames de jogos.

O problema é descrito como latência de frames: é o tempo que a placa de vídeo leva para desenhar os frames que serão exibidos na tela. A latência é comum a este tipo de componente, mas, normalmente, não excede a casa de alguns milissegundos. Se este atraso for muito alto, há possibilidade de que a experiência de jogo não seja tão fluída.

O efeito, na tela, de uma placa com muito poder de hardware e alta latência seria similar ao lag que um jogador experimenta quando tenta rodar um determinado game com uma configuração muito acima da capacidade do seu sistema: de tempos em tempos, a partida fica lento na tela.

Na atual geração, as placas Radeon HD 7000 apresentaram um descompasso maior em relação aos modelos da Nvidia. Em alguns casos, uma Radeon consegue atingir mais frames por segundo em determinado título do que a concorrência. Mas, por conta da latência das AMD ser maior na hora de desenhar os frames, o resultado da concorrente, mesmo com menos frames por segundo, era melhor. A ideia é que tudo isso mude com a chegada do novo driver.

Embora basicamente imperceptível, quem desembolsou pequenas fortunas em algum modelo de placa de vídeo da AMD pode ter ficado bastante aborrecido em saber que sua placa tinha performance inferior aos modelos da Nvidia em virtude de drivers ineficientes. Apesar da relativa demora em resolver o inconveniente - que vem sendo notado e documentado desde o ano passado -, os usuários das Radeons podem ficar mais tranquilos ao terem certeza de que o problema de latência é um defeito de software e não de hardware.

AMD lançará driver para corrigir problema de latência de frames em jogos

Nenhum comentário